Alexandra Gonçalves Marques é advogada, inscrita na Ordem dos Advogados, desde 2002.
Entre 2002 e 2015 exerceu advocacia em escritório próprio. Litigância em civil (incluindo responsabilidade contratual e extracontratual), laboral, criminal (apresentação de queixas, pedidos cíveis conexos e julgamentos), insolvência, família e menores, e fiscal (impugnações e execuções fiscais). Assessoria jurídica em matéria cível, laboral, nacionalidade, emigração, golden visa, societário, imobiliário, família (divórcio, responsabilidades parentais, partilhas e inventários) e fiscal (impostos sobre o rendimento e património).
Integra a lista de árbitros, em matéria tributária, junto do CAAD, desde 2015.
Licenciou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Julho de 1998. Seguiu-se a frequência de Pós-graduação em Direito da Banca, Bolsa e Seguros, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1999. Conclui a Pós-Graduação em Direito Fiscal, pelo Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal, da Faculdade de Direito de Lisboa, com a média de 16 valores. Em Julho de 2012, conclui o Mestrado (científico) em ciências jurídico-económicas pela mesma faculdade, em Direito Fiscal, com a tese subordinada ao tema "A Arbitragem Tributária no Direito Português", com a média de 17 valores.
Nos anos lectivos 2012/2013 e 2013/2014, foi docente convidada no módulo “Arbitragem Tributária”, no curso sobre “Grandes Temas Processuais e Substantivos dos Principais Tributos Portugueses”, leccionado pelo IDEFF.
Nos anos de 2010/2014, foi co-relatora da parte relativa à jurisprudência constitucional em matérias fiscais na European Review of Public Law, para o tema “Constitutional Jurisprudence – PORTUGAL”.